Seguidores

quarta-feira, 10 de julho de 2013

Li e gostei

Gosto de ler. Gosto muito! Na verdade, amo, sou viciada! Leio tudo: bulas de remédio, panfleto de loja, gibi, revista, jornal, nota fiscal, romance barato, mas o que amo mesmo são livros. Leio muitos e estou sempre lendo alguns, hehehe
Ultimamente li um que me chamou muito a atenção


Nunca tinha lido nada do José Saramago. Mas bastou um capítulo para entender porque ele ganhou o Nobel de Literatura.
A linguagem é complexa e clara ao mesmo tempo, como o livro é escrito em português característico de Portugal (dããã, ele é Português) a compreensão desta que vos fala foi um pouco lenta. Mas só no começo. A escrita é bem linear, ou seja, sem parágrafos, pontos de exclamação e interrogação, tudo numa tacada só. Então tem que prestar muita atenção para entender. E isso é o mais fácil! A história é impressionante e tão real que eu tinha medo de dormir e acordar cega! 
Basicamente o livro é sobre humanidade e até quando ela resiste numa situação extrema. 
Sei que existe um filme sobre o livro. Mas não vi. E não vou ver se puder evitar. Mesmo que o Mark Ruffalo me tente (AMO).

Tenho por princípio uiiii não assistir filmes cujos livros eu tenha gostado muito. Isso porque os filmes sempre me decepcionam. Por isso fico só com o livro. Às vezes sei os atores, mas desta vez não sabia nada. E mesmo assim imaginei a Rapariga dos Óculos escuros, muito parecida com a Alice Braga (que só descobri depois que fez o papel no cinema).
Será mesmo que o que os olhos não vêem o coração não sente? Vai ter que ler para saber, Lindinha!

Citações:
-Se podes olhar, vê. Se podes ver, repara.
-É desta massa que nós somos feitos, metade de indiferença e metade de ruindade.
-O medo cega... são palavras certas, já éramos cegos no momento em que cegámos, o medo nos cegou, o medo nos fará continuar cegos.
-A cegueira também é isto, viver num mundo onde se tenha acabado a esperança.
-Dentro de nós há uma coisa que não tem nome, essa coisa é o que somos.
E a minha preferida:

-Por que foi que cegámos, Não sei, talvez um dia se chegue a conhecer a razão, Queres que te diga o que penso, Diz, Penso que não cegámos, penso que estamos cegos, Cegos que vêem, Cegos que, vendo, não vêem.



E aí? Vai encarar?

Beijos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quando passar por aqui, comente! Vou adorar ouvir sua opinião!!! Beijinhos